domingo, 19 de outubro de 2008

APRESENTAÇÃO


Brincar em companhia é oportunidade de socialização para as crianças. Jogar com os coleguinhas é expressão de amizade, estreitamento dos laços sociais, e considerando o espaço escolar como sinônimo de aprendizagem.

Ademais a atividade lúdica é espontânea na criança e, pelo seu caráter desinteressado, pode ser considerado como uma das raízes da atividade estética. Isto faz do ato lúdico ferramenta indispensável para ser trabalhado em sala de aula na perspectiva do processo de ensino-aprendizagem.

Os efeitos do brincar não é de hoje, investigados pelos pesquisadores. Discutem-se as conseqüências da brincadeira na esfera motora, afetiva, cognitiva, moral e social.

Mas é possível chegar a seguinte conclusão: o brincar permite à criança aprender. A compreensão das regras manifestadas pela repetição, trás efeitos positivos na cognição infantil.

Crianças de diferentes idades, com características especificas, têm formas diferenciadas de brincar e aprender. Como será que os professores aproveitam à potencialidade do lúdico na educação para o desenvolvimento/enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem?

Um comentário:

calpurniaude disse...

FREE Casino games for iPhone and Android| Mobile - Top
Mobile casino apps also cover 메리트카지노 many other Here is an overview of the popular real money gambling sites. Some of 카지노사이트 the best casinos include